As 16 Regras Fundamentais do Esperanto

  1. Inexiste artigo indefinido; apenas existe o artigo definido "la", igual para todos os sexos, casos e numeros. Exemplo: Eis o livro: Jen la libro. Eis um livro: jen libro.
  2. Os substantivos terminam em -o. Para formar o plural acrescenta-se -j. (livro = libro; livros = libroj). Existem apenas dois casos: nominativo e acusativo; o acusativo forma-se do nominativo acrescentando-se -n. (eu vejo um livro = mi vidas libron). Os demais casos se exprimem por meio de preposições (o genitivo por "de", o dativo por "al", o ablativo por "per", ou outras conforme o sentido) .
  3. O adjetivo termina por -a. (domo = casa; doma = doméstico) Casos e números como no substantivo. O comparativo forma-se por "pli", o superlativo por "plej"; no comparativo usa-se "ol".
  4. Eis os numerais fundamentais: unu, du, tri, kvar, kvin, ses, sep, ok, naö, dek, cent, mil;
    12 = dek du. As dezenas e centenas formam-se ligando os numerais: 20 = dudek; 200 = ducent. Para formar os numerais ordinais, acrescenta-se o "-a" do adjetivo (terceiro = tria);

    para os múltiplos, o sufixo -obl ( dôbro = duoblo);
    para os fracionarios, -on (um meio = duono);
    para os coletivos, -op (de dois em dois = duope);
    para os distributivos a palavra po (na razão de dois = po du).

    Além disso, podem ser usados numerais substantivos e adverbiais: unuo = unidade; unue = primeiramente; dekduo = dúzia.
  5. Pronomes pessoais: mi, vi, li, ûi (para objeto ou animal), ïi, ni, vi, ili, oni. Os possessivos formam-se acrescentando o "-a" do adjetivo ( meu, minha = mia). Declina-se como nos substantivos. (Existe o pronome tu = ci, pouco usado).
  6. O verbo, sempre o mesmo para pessoas e números. Formas do verbo: o presente termina em -as; o passado, -is; o futuro, -os; o condicional, -us; o imperativo, -u; o infinitivo, -i. Particípios ativos: no presente, -ant; no passado, -int; no futuro, -ont. Particípios passivos: no presente, -at; no passado, -it; no futuro, -ot. Todas as formas do passivo obtem-se por meio do verbo esti e do particípio passivo do verbo dado; na forma passiva usa-se "de" (feito por mim: farita de mi).
  7. Os adverbios terminam por -e; graus comparativos como nos adjetivos. (A regra vale para os adverbios derivados. Existem advérbios primitivos sem que terminem em -e: nur = somente; tro = demais, e outros).
  8. Todas as preposições por si mesmas exigem o nominativo.
  9. Cada palavra se lê como escrita.
  10. O acento cai sempre na penúltima sílaba.
  11. As palavras compostas formam-se reunindo as palavras componentes (a palavra principal fica no fim: okulvitroj = oculos; vitrokuloj = olhos de vidro). As terminações gramaticais se consideram como palavras autônomas.
  12. Havendo na frase outra palavra negativa, suprime-se o advérbio "ne" (eu não falo nunca = mi neniam parolas).
  13. Para indicar direcionamento, as palavras recebem o final "-n" do acusativo (Saltar para cima da mesa = salti sur la tablon).
  14. Toda preposição tem um significado definido. Usamos "je" quando existe dúvida sobre que preposição devemos usar.
  15. As palavras estrangeiras recebem a ortografia do Esperanto (Winchester = vinïestro, Frankfurto, San Paölo).
  16. A vogal final do substantivo e do artigo pode ser suprimida e substituida por apóstrofo (La blua mar' ; la bluo de l' maro).